O melhor câmbio garantido. Para mais cotações, acesse a landing page.
Dólar: R$5,10

ÑANDUTÍ: O BORDADO TÍPICO PARAGUAIO

28/09/2020 | Categoria: Turismo

Na região de Paraguarí e Central, é uma região em a cultural paraguaia é muito forte, ela fica evidente por meio de um bordado típico da região o ñandutí.

Algumas cidades próximas a Assunção são as principais responsáveis em produzir o ñandutí. Alguns acreditam que bordado foi trazido por mulheres espanholas que migraram para o Paraguai para casa-se.

Esse bordado delicado passou a fazer parte da cultura paraguaia. Os tons de cores fortes foram incorporados dando ao ñandutí a identidade paraguaia.

Antigamente ele era usado por mulheres no casamento, indo de um detalhe no vestido ou todo vestido bordado.

Hoje o ñandutí é um acessório popular que pode ser encontro em loja de artesanato ou feiras. As cores do ñandutí refletem a natureza, danças e a cultura do paraguaia. 

Nas cidades de Itauguá, Pirayú e Luque são possíveis encontrar diferentes estilos do ñandutí. Itauguá é considera o berço do ñandutí, mantendo um jeito mais tradicional.

Na cidade de Pirayú os tecidos são mais rústicos, já em Luque usam fios prata para criarem uma filigrana.

Para muitas mulheres o ñandutí é sua única fonte de renda, sendo que arte de tecer é passada de geração em geração. São mais de 400 modelos diferentes que uma tecelã aprende no decorrer da vida.

As três cidades citadas são principais responsáveis em produzir o ñandutí. Sua popularidade no país é tanto que ele encontrado em detalhe na roupa, quadros e outros itens.

Não perca oportunidade de observar como é feito o ñandutí. Após o desenho ser definido, as linhas coloridas dão vida ao emaranhado de linhas, que lembram uma teia de aranha, da qual seu nome é derivado em guarani.

No Museu San Rafael estão expostos mais de 400 tipos de tecelagem do ñandutí. Além disso, você poderá ver apresentações de danças típicas na quais as mulheres usam vestidos com ñandutí. Já em Pirayú você desfrutará o melhor da culinária paraguaia.

Tenha certeza que Itauguá e região lhe proporcionarão uma experiência cultural que única.

Ao voltar de férias, reserve uns dias para ficar em Ciudad del Este, o centro de turismo comercial do país. O melhor lugar para se hospedar é o Rio Hotel by Bourdon. O Rio Hotel é garantia de conforto, qualidade e bom atendimento.

Venha conhecer o Paraguai!

Newsletter

Fique por dentro e receba novidades e ofertas no email
Produto adicionado a Lista de Desejos!   Minha Lista de Desejos